“Tem coisa que precisa ir pra rua”

Nesta segunda-feira (19), o Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles promoveu uma oficina para discutir os problemas da Metrópole e identificar propostas para a escrita da “Carta às pessoas candidatas”. O encontro entre a ciência sobre as cidades e a comunidade aconteceu no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Observatório irá redigir uma carta de modo colaborativo dirigida aos candidatos/as/es nas eleições municipais do ano de 2024. O objetivo é apresentar um leque de boas práticas e propostas para a governança metropolitana. Por isso, os conceitos discutidos aqui vão ganhar as ruas da metrópole de Curitiba para que sejam levantadas propostas de melhorias para o bem viver na cidade.

Participaram do encontro pesquisadoras/es do Núcleo Curitiba, pessoas da comunidade e movimentos sociais e, inclusive, candidatas nas eleições de outubro. A carta terá como base seis eixos temáticos, confira:

  1. Desigualdade e Segregação;
  2. Governança e Participação Social;
  3. Segurança Pública, Controle e tecnocracias digitais;
  4. Moradia e Política Urbana;
  5. Transporte Público e Mobilidade;
  6. Transição Ecológica e Saneamento. 

Advogada popular na organização Terra de Direitos, Giovanna Maria Casais Menezes, participou do encontro e ressaltou a importância de discutir uma cidade que seja mais plural. “Nós trabalhamos no diagnóstico das coisas que podem melhorar o acesso à cidade e o direito à cidade e depois produzir a carta para os candidatos”, diz.

Ana Clara veio à oficina para acumular experiência para a escrita da Carta de Compromisso às Candidaturas pelo Fórum do Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana. “É para as candidaturas e principalmente aquelas eleitas que forem eleitas terem, de fato, comprometimento com as propostas que desenvolvemos”, conta. O Observatório convida a comunidade para participar da construção coletiva da carta no evento do Fórum: “Habitar a Metrópole em tempos de emergências climáticas”. O encontro será no dia 28 de agosto, a partir das 17 horas, no Edifício Dom Pedro I (Prédio da Reitoria da UFPR). Inscreva-se no Fórum pelo formulário no link: https://forms.gle/ZQbsRGoZifkTxN3F7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima