Participação do RM Curitiba no capitulo: Complexidades da gestão metropolitana no Brasil. (Olga L. C. F. FIRKOWSKI; Rosa MOURA). In: RIBEIRO, L. C. Q. (Org.). Reforma Urbana e Direito à Cidade: questões, desafios e caminhos. Rio de Janeiro, Letra Capital, 2022, p. 385-400.
O INCT Observatório das Metrópoles e a Letra Capital Editora promovem o lançamento do livro “Reforma Urbana e Direito à Cidade: questões, desafios e caminhos”, dia 06 de outubro (quinta-feira), às 18h, no foyer do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro. A obra conta com o apoio da Faperj, CNPq e Capes, e foi organizada pelo coordenador nacional do Observatório, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.
O objetivo é propor um olhar amplo e nacional sobre as possibilidades para a retomada e o avanço do projeto da reforma urbana e do direito à cidade nas metrópoles brasileiras. A publicação faz parte da coletânea “Reforma Urbana e Direito à Cidade” que será composta por mais 16 livros sobre as metrópoles nas quais o Observatório está organizado como Núcleos Regionais.
Este primeiro livro reúne textos que apresentam uma análise sintética sobre os desafios e os caminhos (propostas, estratégias, conhecimentos a produzir) em cada tema, para a efetivação da agenda da reforma urbana, levando em consideração as crises em curso, entre elas, a crise urbana. Os autores defendem que a construção de um projeto de desenvolvimento nacional deve contemplar a questão urbana, pois é na cidade que estão centralizadas e condensadas as contradições do atual padrão de acumulação do capitalismo brasileiro.
Com este produto, o INCT Observatório das Metrópoles busca avançar na sua importante missão de produzir conhecimentos e informações para colocá-los a serviço dos atores sociais e governamentais envolvidos com as políticas públicas:
“É um projeto que materializa de maneira muito sistemática uma das principais missões do Observatório, que é realizar o trabalho de produção de conhecimento e de informação, com a preocupação de torná-los insumos e recursos para os debates sobre o que fazer nas cidades brasileiras, contribuindo para que atores da sociedade, do setor público e do meio da iniciativa privada possam se engajar na produção de políticas públicas que enfrentem os desafios colocados nas cidades brasileiras, com foco nas metrópoles”, afirma Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro.
Para acessar, CLIQUE AQUI.