Observatório das Metrópoles promove Fórum sobre emergências climáticas e habitação social: saiba como participar

No próximo dia 28 de agosto, o Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles promove o Fórum “Habitar a Metrópole em tempos de emergências climáticas”. O evento acontece no Edifício Dom Pedro I (Reitoria da UFPR), localizado na rua General Carneiro, 460 – centro. A primeira mesa está marcada para começar às 17h15 no Anfiteatro 400.

Estarão presentes pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da Universidade Federal do Paraná e do Observatório das Metrópoles do Núcleo de Curitiba e de Porto Alegre. O objetivo do Fórum é dialogar com a sociedade sobre os desafios de viver nas cidades na atualidade. Novos tempos emergem exigindo soluções inovadoras e mais participativas, em especial, quando se trata de áreas mais vulneráveis, como é o caso das habitações de interesse social. 

Lideranças políticas-comunitárias e de movimentos sociais também marcarão presença no evento. Além disso, o desembargador e presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Fernando Antônio Prazeres, participará do debate sobre habitação.

O Fórum é o fechamento do trabalho do Observatório das Metrópoles no projeto “Outro futuro é possível” que discute as pautas das eleições municipais de 2024. Desde o ano de 2023, pesquisadores do Núcleo Curitiba, trabalharam na identificação de problemas e na discussão de melhorias e soluções para a metrópole de Curitiba em artigos em parceria com o jornal Brasil de Fato. Agora, no Fórum e na elaboração da Carta às Pessoas Candidatas, o Observatório encerra esse ciclo.

Professora e pesquisadora do Núcleo Curitiba, Madianita Nunes da Silva, diz que a importância desse debate no momento das eleições municipais se dá em função do papel decisivo dos municípios na formulação das políticas urbanas: “Os municípios têm que fazer essa discussão em conjunto com a Metrópole, as pessoas circulam por todos ou vários dos municípios. Se não existir essa colaboração em conjunto nas questões de interesse público, não veremos avanços”.

O Fórum será dividido em quatro momentos. Abertura, mesa sobre emergências climáticas nas metrópoles, mesa sobre habitação social e encerramento com debate sobre a carta aos candidatos nas eleições 2024.

Confira a programação completa e participantes e como participar:

Mesa de abertura:

  • Olga Lúcia Castreghini de Freitas: professora titular aposentada do Departamento de Geografia da UFPR e pesquisadora do Núcleo Curitiba e do CNPq;
  • Rosa Moura: colaboradora na pesquisa Fronteiras do Brasil: uma avaliação de política pública do IPEA e pesquisadora do Núcleo Curitiba;
  • Carolina Batista Israel: coordenadora do núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, professora do programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPR e integrante do Núcleo de Coordenação da Rede de Pesquisa em Governança na Internet;
  • Luiz Belmiro Teixeira: vice-coordenador do Núcleo Curitiba, pesquisador e professor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Mesa – Emergências Climáticas nas Metrópoles:

  • Francisco Mendonça: professor titular da UFPR e pesquisador do CNPq;
  • Heleniza Ávila Campos: pesquisadora do Núcleo Porto Alegra do Observatório, professora do departamento de Urbanismo e do programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR), da UFRGS;
  • Gabriela Freire Portugal: graduanda em geografia pela UFPR e integrante do núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles;
  • Raquel Faria: gestora ambiental e líder comunitária da Comunidade Graciosa.

Mesa – Habitação Social como Prioridade das Próximas Gestões Municipais:

  • Thaíse Cristina Martins Dias: moradora e líder comunitária na Comunidade Favorita;
  • Junia Célia da Costa Silva: líder comunitária e moradora na Vila Joanita;
  • Gentil Couto Vieira: coordenador executivo do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo (CEFURIA) e atua nas áreas de ocupação urbana junto à Frente de Organização dos Trabalhadores;
  • Fernando Antônio Prazeres: desembargador e presidente da Comissão de Soluções Fundiárias do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).
  • Madianita Nunes da Silva: professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano da UFPR e pesquisadora do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles.

Pesquisadoras do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles, Kelly Maria Vasco e Jéssica Wludarski serão as mediadoras das mesas de Habitação e Emergências Climáticas respectivamente. 

Na finalização do encontro, será debatida a escrita da “Carta aos candidatos-as-es nas Eleições 2024”. O Núcleo Curitiba promoveu, na última segunda-feira (19), a oficina de escrita da carta e iniciou as discussões sobre as propostas e necessidades da Metrópole de Curitiba. No encontro, estiveram presentes pesquisadores, candidates e também pessoas ligadas aos movimentos sociais da Região Metropolitana.

Aqueles que desejam participar do evento devem se inscrever pelo formulário no link a seguir: https://forms.gle/ZQbsRGoZifkTxN3F7

Rolar para cima