O livro “Arranjos Urbanos-Regionais no Brasil: uma análise sobre Curitiba”, da pesquisadora Rosa Moura, identifica e conceitua a categoria espacial dos arranjos urbanos-regionais, mostrando que são unidades concentradoras de população, infraestrutura científico-tecnológica, relevância econômico-social e forte articulação regional, extrapolando a cidade enquanto forma física delimitada pelo espaço construído e contínuo, incorporando formas nem sempre contínuas de aglomerações urbanas mais extensas.
A análise joga luz sobre o arranjo urbano-regional de Curitiba, e debate a dinâmica de urbanização no Paraná, a conformação da rede de cidades, os fluxos decorrentes da circulação de mercadorias e acesso a serviços, e os movimentos pendulares.
O livro é resultado da tese homônima defendida pela pesquisadora Rosa Moura, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná, com orientação da profª Olga Lúcia C. de F. Firkowski, coordenadora do Núcleo Regional Curitiba da Rede Observatório das Metrópoles.
Para acessar, CLIQUE AQUI